Horário de funcionamento

Parnamirim – CEP: 59152-025

Colesterol

Agendar consulta pelo Whatsapp

Perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é o exame de sangue capaz de determinar a quantidade de lipídios na circulação sanguínea. Os lipídios são moléculas de gordura, como LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos, que quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou trombose venosa, por exemplo.

Para que serve?

O exame de perfil lipídico é solicitado pelo médico com o objetivo de identificar o risco destas doenças e ajudar a orientar o tratamento ideal para cada pessoa, como forma de impedir complicações à saúde. Para determinar o perfil lipídico é colhido um exame de sangue, que pode ou não ser feito em jejum.

No Lipidograma é possível observar os valores de:

– Colesterol LDL: Considerado o colesterol mau.
– Colesterol HDL: Considerado o colesterol bom, por isso é o único que deve estar elevado, como forma de prevenir o risco de doenças cardiovasculares.
– Colesterol VLDL: É o tipo de colesterol que tem como função o transporte dos triglicerídeos e do colesterol para os tecidos do corpo, e faz parte do grupo colesterol não-HDL, por isso, deve ser mantido em valores baixos.
– Colesterol não-HDL: É a soma de todos os tipos de colesterol, exceto o HDL e, assim como o colesterol LDL isolado, também é considerado pelos médicos um importante fator de risco de doenças cardiovasculares, e podem ser utilizados para o acompanhamento e orientação do tratamento.
– Colesterol Total: É a soma do HDL, LDL e do VLDL. Quando está alto, aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, angina ou pancreatite, por exemplo. Entretanto, deve-se ter em consideração que, se o colesterol bom (HDL) estiver muito alto, pode aumentar o valor do colesterol total, por isso, é sempre importante comparar os valores do perfil lipídico completo.
– Triglicerídeos: Também conhecidos como triglicérides, estas moléculas de gordura são uma importante fonte de energia para o corpo e para os músculos, entretanto, quando estão elevados na circulação sanguínea, podem facilitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além das doenças cardiovasculares, os triglicerídeos excessivamente elevados também podem provocar pancreatite.

Orientações

– Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas.
– Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.
– Caso tenha de fazer algum procedimento que necessite de dieta específica e/ou preparo intestinal, precisa realizar este exame antes de iniciar o preparo ou cinco dias após o procedimento
– Deve evitar a prática de exercício físico vigoroso nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue.
– Na data que antecede o exame, para aqueles que praticam diariamente algum tipo de exercício físico, deve-se solicitar que a prática de exercício seja de leve intensidade ou, se possível, a suspensão da atividade física.

Agendar consulta pelo Whatsapp